sexta-feira, 9 de março de 2012

Beja transforma estufa em "Borbeletário"

Na passada quinta-feira, dia 8 de março, no âmbito da 2ª fase de requalificação do Jardim Público de Beja foi apresentado pelo Município, na Casa do Lago o projecto "Borboletário".
Devido à existência de uma estufa de plantas desactivada no Jardim Público de Beja surgiu então a ideia de criação de um “Borboletário” para ocupar este espaço vazio com uma inovadora iniciativa.
“A educação ambiental é um dos objectivos subjacentes à criação daquele espaço”, afirmou à Voz da Planície, José Velez, vereador da Câmara de Beja. Acrescentou também, que “a ideia é proporcionar às crianças e jovens, em idade escolar, um novo espaço de aprendizagem e ao mesmo tempo, sensibilizar a população para as questões ambientais”.
O vereador José Velez disse ainda, que aquele projecto “significa, igualmente, mais um passo importante para a dinamização e enriquecimento do Jardim Público da cidade”.

O que é um borbeletário?

Um Borboletário não é mais do que um jardim de plantas hospedeiras, nectaríferas e aromáticas onde vivem e se reproduzem as borboletas, mas para que se possa manter em pleno há que criar condições de natureza científica e de natureza física. Além dos ganhos científicos, o grande objetivo da criação do borboletário deve ser o da educação ambiental, que proporcionará às crianças e jovens, em idade escolar, um novo espaço de aprendizagem e ao mesmo tempo sensibilizar a população para as questões ambientais.


Deste modo o borboletário, para além de um espaço de pesquisa deve ser também um espaço de visitação, aberto diariamente à população, com visitas guiadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário