Segundo o Instituto Nacional de Estatística são mais de 1.2 milhões de idosos que vivem sozinhos em Portugal. Este é um número que tem vindo a aumentar nos últimos anos e que faz transparecer o estado social do nosso país.
São pessoas com idades superiores a 65 anos, que representam 60% da população portuguesa, que se encontram nos recantos das suas casas sem ver um sorriso ou ouvir uma palavra amiga. Terminam os seus dias sem ninguém para dar conta da sua inexistência e acabam por ser encontrados já sem vida num estado de autêntica calamidade. É esta a realidade pura e dura que ultimamente têm sido o mote dos telejornais portugueses.
A região Alentejana regista já 22% de idosos a viverem sós, seguido da cidade de Lisboa com a mesma percentagem, e o Algarve com 21%. Também a capital e o Alentejo apresentam um total de 31% de população idosa com 65 ou mais anos. Mas então quem se responsabiliza por estas almas cansadas? Enquanto os seus corações ainda se fizeram ouvir, nenhum de nós prestou atenção. Ainda que nesta altura o frio aperte, é altura do sangue vivo arregaçar as mangas e ajudar os nossos senhores e senhoras da sabedoria deste país.
Sem comentários:
Enviar um comentário