A Artlant, anteriormente designada por Artenius Sines, já iniciou a produção a semana passada e está a fornecer a sua carteira de clientes, anunciou hoje a dona da empresa.
Em comunicado enviado ao regulador de mercado espanhol CNMV, a empresa adianta que "a unidade tem uma capacidade instalada de 700 mil toneladas de PTA (ácido tereftálico purificado), que serão utilizadas maioritariamente na indústria de poliéster, para produção de fibras e de embalagens PET - material 100% reciclável".
Localizada em Sines, esta nova unidade é a mais recente e moderna fábrica europeia de PTA, representando um investimento acima dos 400 milhões de euros.
A Artlant PTA é participada pela La Seda de Barcelona em 41%, com o Fundo de Recuperação ECS a controlar 29%, seguida da Inov Capital, com 11%, e da Caixa Capital, com 19%.
O grupo La Seda é presidido por Carlos Moreira da Silva e tem como maior acionista a BA PET, com 19,9% e Caixa Geral de Depósitos, com 14,7%.
"Tendo em conta os atuais preços no mercado internacional, em ano cruzeiro a faturação anual poderá superar os 600 milhões de euros", adianta a empresa no comunicado.
A fábrica de Sines estima uma exportação de 95% do volume da sua produção e criará cerca de 400 postos de trabalho diretos e indiretos.
Diário Digital / Lusa / Dinheiro Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário